Saturday, June 11, 2016

Nunca Andarás Sozinho

 10. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,

11. porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos.
12. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão.
14. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.
15.Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.
16..Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.” (Sl 90)

No versículo 11 aparece a palavra “caminhos”, Deus quer abrir caminhos para você e o caminho de Deus não é um beco sem saída. Nesse trajeto, você encontrará anjos que desarmem as armadilhas que estão à sua frente e pessoas que serão presentes para você. E quando encontrar esses anjos e pessoas, segure na mão deles, pois precisamos estar perto de pessoas que são ungidas pelo Senhor. Mas também em seu caminho encontrará leões, aos quais precisamos resistir. No versículo 13, Deus nos fala que temos de pisar sobre eles com nossos pés. Você é mais forte que o leão, e enquanto você ora, ele fica debaixo de seus pés.
Deus vai colocar muitos anjos e muitas pessoas de fé no seu caminho para que você possa prosseguir, mas também aparecerão muitos leões, fique firme na oração e pise na cabeça deles.
No caminho levamos muitas coisas, mas é preciso escolher o que levaremos, pois se levarmos muitas coisas, nos cansaremos repidamente. Há muitas pessoas encurvadas porque levam em sua bagagem muito ressentimentos, palavras malditas, mágoas. Mas em nossa mochila precisamos levar somente coisas boas.
“Da boca das crianças e dos pequeninos sai um louvor que confunde vossos adversários, e reduz ao silêncio vossos inimigos” (Sl 8,3). Traduzindo: O louvor dos filhos de Deus faz o diabo ficar mudo.

Um bom pacote cheio do louvor de Deus é a primeira coisa que iremos levar na nossa mochila. Louve a Deus e faça o inimigo se calar! Quando você louva ao Senhor, muda tudo, e essa linguagem o diabo não entende, então ele para de falar. O Salmo 90 diz que Deus prometeu que Ele estará conosco quando a tribulação chegar. Então quando chegar uma confusão, louve ao Senhor, coloque sua atenção em Deus.

“Meu Pai, eu não Te entendo, mas ainda assim confio no Teu amor”. Muitas coisas acontecem na nossa vida que não quereríamos, mas temos que confiar no amor do Pai. E quando acontecerem as coisas desencontradas, lembremo-nos do amor do Pai e que Ele cuida de nós. Quando passamos por uma tentação grande, o que pensamos é que Deus nos abandonou, mas Ele nunca nos abandona. Lembre-se desse amor e se encha de gratidão, pois Ele cuida de você até o fim.

A segunda coisa que temos de levar é um pacote de paz, pois Jesus Cristo é a nossa paz. E quando nós ficamos junto d'Ele eu recebo a Sua paz. Muitas vezes queremos solucionar os problemas e falamos demais, porque queremos resolver as coisas de tudo quanto é jeito. Jesus Cristo é a nossa paz, e quando a recebemos d'Ele para levarmos aos outros, sabemos levar a vida de uma forma serena. As coisas não têm de ser resolvidas de qualquer jeito, têm que ser resolvidas do jeito de Deus.

"Jesus partiu dali e retirou-se para os arredores de Tiro e Sidônia. E eis que uma cananéia, originária daquela terra, gritava: Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim! Minha filha está cruelmente atormentada por um demônio. Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Seus discípulos vieram a ele e lhe disseram com insistência: Despede-a, ela nos persegue com seus gritos. Jesus respondeu-lhes: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Mas aquela mulher veio prostrar-se diante dele, dizendo: Senhor, ajuda-me! Jesus respondeu-lhe: Não convém jogar aos cachorrinhos o pão dos filhos. Certamente, Senhor, replicou-lhe ela; mas os cachorrinhos ao menos comem as migalhas que caem da mesa de seus donos... Disse-lhe, então, Jesus: Ó mulher, grande é tua fé! Seja-te feito como desejas. E na mesma hora sua filha ficou curada" (Mateus 15, 21-28).

Jesus foi descansar numa terra estrangeira, e uma mulher O seguia gritando. Não havia motivo para que ela gritasse, pois ali não havia uma multidão O seguindo, Ele estava numa cidade onde ninguém O conhecia. E essa mulher falava o tempo todo gritando, e Jesus não lhe respondeu, Ele não entrou no clima dela. Cristo sabia ficar "na d'Ele". Você sabe ficar na sua? Ou o clima toma conta de você, e quando percebe já está entrando numa briga?

A mulher gritava atrás de Jesus e Ele ficava na dele. Meu irmão, fica na sua. Deus nos ensina a ficar na paz, a agir no momento certo, a falar e a ouvir. E essa mulher gritava atrás de Jesus e os discípulos pediam que o mestre a despedisse pois ela estava perturbando com seus gritos. Mas uma hora essa mulher se dobrou diante de Jesus. E pediu “Senhor ajuda-me”, ela percebeu que quem precisava de ajuda era ela. Mas Jesus não facilitou e disse que não poderia dar pão aos cachorrinhos. Mas essa mãe era teimosa e continuou pedindo. Deus não nos dá migalhas, Ele nos dá um banquete.

Deus prepara a mesa para os seus filhos, Ele sabe nos preencher, nos satisfazer. Quando Jesus percebeu que aquela mulher descansou na fé, Ele disse: “seja feito conforme a sua fé”. Não tem lugar melhor neste mundo do que recomeçarmos nossa vida aos pés de Jesus. Enquanto você está com Ele, Ele chega onde você não pode chegar. A filha da mulher cananéia foi curada, enquanto ela estava aos pés de Jesus.

Quando estamos numa pior, Deus não nos cobra, não temos obrigação de paz, temos o direito de ter paz em Deus mesmo nos combates da vida. Não podemos sumir, mas podemos ter paz aos pés de Jesus.

Quem busca Deus em tudo, encontra Deus em tudo. Se você está com Ele, seu coração tem paz. Nós pés de Jesus sempre tem paz. Você pode estar no hospital, na sua casa, no seu trabalho, mas se você está nos pés de Jesus você terá paz.

Outra coisa que precisamos ter na nossa mochila é saber recomeçar. “O Senhor torna firmes os passos do homem e aprova os seus caminhos. Ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o sustenta pela mão.” (Sl 36,23-24) Quando buscamos o que Deus tem para nós as vezes caímos. O Caminho de Deus é um caminho que se faz com uma cruz. No caminho do Senhor sempre há uma cruz a carregar. E as vezes temos a impressão que ela pesa demais. Mas não a carregamos somente com nossas forças. E as vezes caímos sim, mas a mão de Deus nos sustenta. Se você está caído no desânimo, Jesus é a tua força, levanta!

Quem recomeça um caminho, não o recomeça correndo, recomeça-o devagar. Jesus não toma sua mão para arrastá-lo, mas para sustentá-lo. Ele quer ser sua coragem, sua fortaleza. Cristãos não são super-heróis, cristãos são filhos de Deus que contam com Ele e vão além, mas que, às vezes, caem, mas recomeçam sempre.

Quando caímos, ficamos com medo de tentar novamente. Recomeçar com Jesus significa que você vai se levantar e acreditar. Levante e faça o que Deus lhe pede, Ele tratará as suas feridas. O Senhor só sabe trabalhar neste dia chamado hoje. Ele nunca o deixa para depois; por isso o recomece hoje. Olhe para frente, o que o Todo-poderoso tem para você é muito maior do que ficou para trás.

E para andarmos para frente e não ficarmos para trás, precisamos colocar na nossa mochila paciência com nós mesmos. Há pessoas que em vez de olhar para si e ver como Deus as vê, olham para si e se colocam para baixo. Pare de se sabotar! Quando conversar consigo mesmo se lembre daquilo que Deus colocou em você. Tenha a certeza de que o Pai do céu colocou em seu interior o Espírito Santo. Lembre-se d'Ele, quando conversar consigo mesmo se ajude, não se atrapalhe. Fale coisas que o levantem e não que o rebaixem. Traga à sua memória aquilo que lhe traz esperança. Muitos de nós só nos queixamos. Saiamos de casa louvando ao Senhor e não murmurando!

Nosso combustível é a esperança, os desafios estão aí para nos fazer lutar. Nossas conversas com nós mesmos precisam nos encher de Deus. O Salmo 41 mostra uma conversa de uma pessoa consigo mesma: “Por que te deprimes, ó minha alma, e te inquietas dentro de mim? Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo”. Creia que isso que hoje o deprime se transformará em bênção. Espere em Deus e enquanto espera dobre seu joelho diante d'Ele e tenha paz em seu coração, diga palavras de bênçãos e O louve.


E a última coisa para colocar na mochila são redes. Os caminhos de Deus o levarão a ser um pescador de homens. No Reino dos céus você é pescador de vida. Jesus hoje pula para dentro da sua barca, ela não afundará mais. Pode ser que tenha passado os últimos anos tentando algo e parece que nada acontece. Mas hoje Jesus lhe fala para tentar novamente. Acredite na palavra de Cristo. Lance novamente as redes, mas lance-a acreditando. Lance as redes com a sua fé. Eu tenho certeza de que hoje Jesus lhe apresenta essas redes novas, que é a confiança. E a sua fé trará para perto de você o que parecia impossível ser alcançado.


Jesus coloca nas suas mãos redes novas: fé, confiança. Acredite e lance-as [suas redes] sobre sua casa, sua família, as pessoas que Deus quer que você cuide delas e acredite que vale a pena fazê-lo.

Padre Antônio José

No comments:

Post a Comment