Thursday, May 26, 2016

Desejo de uma União Com Jesus - Tão Profunda, que Ele só Viva e Aja na Alma

Desejo de uma União Com Jesus - Tão Profunda, que Ele só Viva e Aja na Alma

Julgo necessário, minha Madre, fornecer-vos ainda algumas explicações sobre a passagem do Cantares: “ _ Atraí-me, correremos”, por me parecer pouco compreensível o que quis dizer: “ Ninguém, declarou Jesus, pode vir a mim, se MEU PAI, que me enviou, o não atrair. Em seguida, em sublimes parábolas, e alguma vez sem recorrer sequer a esse meio tão familiar ao povo, ensina-nos que basta bater, para que abram; buscar, para que encontrem; estender humilde a mão, para conseguir o que se pede... Diz ainda que tudo quanto se peça a seu Pai em nome DELE, será concedido pelo Pai. Por isso sem dúvida, o Espírito Santo, antes do nascimento de Jesus, ditou esta súplica profética:  _ Atraí-me, correremos.

Em que consiste, pois, pedir que seja atraído, senão que a gente se uma, de modo íntimo, ao objeto que cativa o coração? Se o fogo e o ferro raciocinassem, e o último dissesse ao primeiro: Atraí-me-  não provaria que se quer identificar com o fogo, de molde a ser penetrado e entranhado por ele, e com ele parecer constituir uma só coisa? Assim é minha oração, Madre muito amada. Peço a Jesus me atraia às chamas de seu amor, me una tão estreitamente a ele, que seja ele quem vive e atua em mim. Noto que quanto mais o fogo do amor me abrasar o coração, tanto mais exclamarei: Atraí-me! – Tanto mais, também, as almas que se aproximarem de mim (pobre e minúsculo escombro de ferro inútil, se me arredar do divino braseiro), correrão lépidas ao odor  dos perfumes de seu Bem- Amado, pois a alma abrasada de amor não consegue permanecer inativa. Como Santa Madalena, conserva-se indubitavelmente aos pés de Jesus, a escutar-lhe a palavra doce e ardente. Parecendo não dar nada, dá muito mais do que Marta, a qual se atormentava com muitas coisas, e queria que a irmã a imitasse.

Não são as ocupações de Marta que Jesus censura. A tais ocupações, sua divina Mãe humilde se sujeitou toda a sua vida, pois tinha que preparar as refeições para a sagrada família. Queria apenas corrigir a inquietação de sua ardorosa hospedeira. Isto foi compreendido por todos os Santos, de modo mais particular, talvez, pelos que encheram o universo com a luminosidade da doutrina evangélica. Não foi na oração que os santos Paulo, Agostinho, João da Cruz, Tomás de Aquino, Francisco, Domingos e tantos outros ilustres amigos de Deus hauriram a ciência divina, que arrebata os maiores gênios? Disse um Sábio: “ Dai-me uma alavanca, um ponto de apoio, que  levantarei  o mundo de seus eixos.” O que Arquimedes não pode alcançar, porque sua solicitação não se dirigia a Deus e se colocava num ponto de vista material, obtiveram- no os Santos em toda a sua plenitude. Como ponto de apoio, deu-lhes o Todo-poderoso a SI MESMO, E SÓ A SI MESMO; como alavanca: a oração, que incandesce com o fogo do amor, e foi desta maneira que soergueram o mundo. Assim é que os Santos ainda militantes o soerguem, e os Santos vindouros o soerguerão, e até o fim do mundo.

Minha querida Madre, quisera agora explicar-vos o que entendendo por odor dos perfumes do Bem-Amado  . Dado que Jesus se elevou ao Céu, só posso segui-lo pelos vestígios que deixou. Mas, como são luminosos tais vestígios, como são recendentes! Basta lançar um olhar sobre o Santo Evangelho, e logo respiro os perfumes da vida de Jesus, e sei para que lado correr... Não é para o primeiro lugar, é para o último que me dirijo. Em vez de postar-me na frente como fariseu, repito cheia de confiança, a humilde súplica do publicano. Sobretudo, porém, imito o procedimento de Madalena, sua admirável, ou melhor, sua amorosa audácia, que encanta o Coração de Jesus, e seduz o meu. Sim percebo que, se me pesassem na consciência todos os pecados possíveis de cometer, iria, com o coração partido de arrependimento, lançar-me aos braços de Jesus, pois sei quanto ama o filho pródigo * que a ele retorna. Não é por ter Deus, em sua proveniente misericórdia, preservado minha alma de pecado mortal, que me elevo até ele pela confiança e pelo amor.

 * Nota de rodapé: Não ninguém poderia amedrontar-me, pois sei como teria de haver-me com seu amor e com sua misericórdia. Sei que toda essa multidão de ofensas se desfaria num piscar de olhos, como uma gota de água lançada num braseiro ardente.
Narra-se, na Vida dos Padres do Deserto, que um deles converteu uma pecadora pública cujos desmandos escandalizavam toda a redondeza. Movida pela graça, a pecadora seguia o Santo ao deserto, para ali fazer rigorosamente penitência, quando na primeira noite da viagem, antes de chegar ao lugar de sua reclusão, romperam-se-lhes os laços mortais com o ímpeto de seu arrependimento cheio de amor. No mesmo instante, o eremita divisou sua alma levada pelos anjos ao regaço de Deus.
Eis aí um exemplo bem frisante daquilo que eu quisera dizer, mais tais coisas não podem ser externadas...

(Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, História de uma alma: manuscritos autobiográficos.)

No comments:

Post a Comment